terça-feira, 14 de junho de 2011

COMO EVITAR A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Bom dia a todos que me dão o prazer da companhia neste nosso espaço virtual!

Depois de alguns dias sem postar devido ao excesso de trabalho o qual me consumiu grande parte do meu tempo, estamos de volta com um artigo muito interessante sobre a violência no trânsito. Normalmente quando falamos sobre este tema associamos somente a questão dos acidentes de trânsito, mas é importante considerarmos que acidentes de trânsito é um braço, o mais letal por sinal, desta violência exarcebada que toma conta do trânsito em todo território nacional. Quase que diariamente temos na mídia reportagens que mostram como uma discussão no trânsito terminou na morte de um dos envolvidos ou até mesmo de terceiros que, em muitas das vezes, não tem nada a ver com problema somente passou, infelizmente, no lugar errado na hora errada.

Em minha modesta opinião, construida através de anos de observação, estudos e muito trabalho na área de trânsito e transporte percebo que essa violência é fruto de um problema muito maior e que em muitas das vezes tem início dentro de casa, o DESRESPEITO. Uma criança que vê os pais se desrespeitando, não irá respeitá-los, não irá respeitar seus demais familiares, seus amigos, muito menos sua(eu) professora(o) na escola e quando se tornar um adulto pouco se importará coma vida do próximo. Se transformara num daqueles motoristas que dão mais valor ao seu veículo do que a qualquer outra coisa, que se utilizam do veículo como arma de combate, como uma forma de demostrar força e poder e com certeza qualquer cidadão que cruze seu caminho, colocando em risco a sua reluzente e potente máquina, colocando em risco a sua pôtencia enquanto condutor, estará colocando em risco a sua vida. Para estes motoristas a lei é feita para bobos, eles se consideram acima dela.

Para mudarmos essa história que está sendo escrita com o sangue das, também, milhares de vítimas desses condutores e necessário que se faça não só uma mudança nas leis tornando-as mais rigorosas, se torna necessário uma maior aplicabilidade das mesmas pois o que vemos em nosso país é a impunidade reinante na esfera do trânsito. Quantos motoristas alcoolizados, drogados, disputando rachas ou pegas, com o veículo sem as mínimas condições de segurança para transitar, em excesso de velocidade, ou seja, comentendo imprudências e negligências no trânsito, e até em muitas vezes não tendo a perícia necessária para a condução de um veículo, comentendo crimes de trânsito e ficando impune enquanto pais, mães, filhos, esposas enfim familiares ficam órfãos de entes queridos. 

Mas temos que ir além dessa punição, é preciso começar em mudança em casa, ensinando as nossas crianças o valor do RESPEITO, ao próximo, da vida, das leis, enfim o respeito a tudo que se faça necessário para que possamos viver harmoniosamente. Temos que começar essa mudança de mentalidade imediatamente, antes que VOCÊ seja vítima de um motorista como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário