quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SEU CURRÍCULO É SEU CARTÃO DE VISITA

Boa noite amigos(as) e parceiros(as)!

Hoje voltarei a tratar de um assunto que foge um pouco do assunto principal deste blog, mas que não deixa de ser importante, principalmente para nossa vida profissional. A elaboração correta de um currículo.
No dia de hoje fiz parte de um processo seletivo no qual entrevistamos diversos candidatos, e a coisa que mais me chamou atenção foi a forma na qual diversas pessoas elaboraram seus currículos. Como diz o título deste post, seu currículo é seu cartão de visita, é com ele que você irá se apresentar ao recrutador. Em diversas situações por não darmos a ele a devida importância, item acabamos por perder uma oportunidade de trabalho, já que muitas das vezes antes de chamar um candidato para uma entrevista o recrutador já analisou seu currículo, e sendo assim, devido a não expressar de forma correta, seus objetivos, seu perfil profissional, seus conhecimentos, dentre outras tantas informações, um candidato que tenha o perfil exigido para a vaga acaba por ser descartado. Seu currículo deve ser suscinto, objetivo e claro, pois normalmente numa só olhada o recrutador irá observar as informações que ele busca, foto em currículo só se faz necessária se a empresa pedir, e caso o faça a foto deve ser igual a tirada para documento e não cheia de poses e caretas. Outro ponto importantíssimo é jamais mentir no currículo, pois em apenas numa ligação podemos descobrir se as informações são verdadeiras, e isso com certeza anulará sua participação no processo seletivo e também é importante sempre manter seu currículo atualizado, então se você mudar de endereço, número de contato, fazer um curso novo que agregue valor ao seu perfil profissional ou ao seu objetivo, ou qualquer outra informação que julge necessária, refaça seu currículo e revise-o para verificar se existem erros de português. Hoje em dia é muito fácil termos acesso a qualquer tipo de informação pela internet, então busque esta informações ou modelos de currículos.
Outra dica importante que dou a todos vocês é, caso seja chamado para uma entrevista de emprego e você saiba qual é a empresa que está contratando, pesquise informações relevantes sobre ela, sua história, sua situação no mercado, pois caso ocorra de haver mais de um candidato com o perfil desejado, uma pergunta do tipo "O que você sabe sobre esta empresa?" e uma resposta adequada, coerente, que demostre que você se preparou para a entrevista pode ser fator diferencial, a seu favor.
Neste mesmo blog, no mês passado, postei algumas dicas de como elaborar um currículo, entre lá e confira.
E se prepare para a próxima entrevista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário