terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Boa noite amigos(as) e parceiros(as).
Nas nossas dicas de segurança no trânsito já demos dicas para condutores de diversos veículos, inclusive para ciclistas. Hoje elas irão para os motociclistas. Leiam com atenção pois os veículos que mais se envolvem em acidentes com vítimas fatais são as motocicletas.

A Curva Perfeita.

Prazer para uns e tormento para outros, fazer uma curva conduzindo uma moto deveria ser um grande sentimento de liberdade, mas nem sempre é possível, pois, alguns obstáculos são colocados, e acredito que o maior deles é o medo gerado pela inexperiência, seguido pelas ondulações e buracos presentes na grande maioria das pistas brasileiras.
Para percorrer o traçado da curva é necessário conduzir a moto na velocidade correta do início ao fim tangenciando conforme a curvatura. Não é aconselhado frear nas curvas, salvo quando a sua habilidade assim permitir ou quando não houver outra opção, como por exemplo, algum obstáculo surja a frente sendo necessário reduzir a velocidade rapidamente. Neste caso,  retome a posição vertical e acione a embreagem juntamente com os freios, lembrado que isso resultará na mudança de faixa ou até mesmo numa indesejável saída de pista, onde o piloto deve estar preparado e ciente da localização dos outros veículos no percurso.
A velocidade é um ponto fundamental para percorrer com segurança uma curva, reduza utilizando o freio a motor até a velocidade calculada para entrar na curva, siga inclinando a moto e acelere levemente conforme o final da tangência para retomar a vertical, é importante lembrar que todos os seus movimentos serão orquestrados com planejamento prévio e claro, sempre com um “plano B”.
Existe uma grande diferença entre percorrer curvas nos centros urbanos e nas rodovias, que é a possibilidade de curti-la. Fazer uma curva numa rodovia com asfalto impecável sem ondulações, bem sinalizada e tomando todas as precações para um traçado seguro e perfeito, realmente é pura adrenalina, um prazer inexplicável com sentimento de liberdade que só sabe quem já teve esta maravilhosa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário