sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CARTA ABERTA AOS PSICÓLOGOS(AS) DA REGIÃO SUL FLUMINENSE


Bom dia amigos e amigas que me dão a honra da visita neste nosso espaço virtual.

Nesta postagem trago até vocês, na íntegra, uma carta aberta a todos os profissionais de psicologia da região Sul Fluminense, que me foi enviada por minha amiga Danielly Cordeiro de Oliveira, excelente e competente profissional na área de psicologia, que levanta sérias questões a respeito desta nobre área.

Conversando com alguns colegas sobre o assunto de condições trabalhistas de nossa categoria, percebemos que em nossa região sul fluminense, não temos nenhuma instituição que nos represente e fiscalizem nossas leis.


Nenhum sindicato, uma sub sede do CRP, enfim nada.


Na região é cada vez maior o número de profissionais atuando ou não no mercado de trabalho, bem como futuros profissionais.


Essa vem crescendo absurdamente, empresas de fora se instalando aqui, a população aumentanto, enfim a demanda existe.


Com relação a cursos de especialização, extensão, graduação entre outros em nossa área são poucos.


E em conseqüência disso os profissionais para se qualificar precisam ir p/ São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros lugares, gastando tempo e dinheiro, que em muitas vezes, possuem poucas condições, já que o salário é baixo.


Além de nosso piso salarial ser de R$ 1.600,00 que já é consideravelmente pouco, o que se vem praticando é bem menos do que o piso.


Além das condições de trabalho, falta de respeito e reconhecimento aos profissionais da Psicologia.


Não basta apenas termos sendo votado o aumento do piso salarial, a diminuição da carga horária, se não há meios de fiscalizar se as leis são cumpridas, tão pouco isto, dentre outras coisas não acontecerão, se nós, os maiores interessados não nos movimentarmos.


Há um tempo atrás a Profa. Doutora Valéria Marques, encabeçou um movimento para que conseguissemos uma sub sede do CRP na região, sem sucesso.


Pois os profissionais não compareceram em muitos dos eventos realizados aonde representantes do CRP estavam presentes, e o baixo-assinado não teve pessoas suficientes, além de muitos outros fatores que não tenho informação.


Entretanto, na minha opinião, acho que uma sub sede do CRP não seria suficiente, temos que ter um sindicato da categoria com profissionais atuantes para fazer com quem se cumpra leis em prol de nossa categoria, bem como outros benefícios.


O que pedimos são melhores condições de trabalho, salariais, para que possamos ter uma melhor qualidade de vida e de trabalho.


Porque não termos cursos aqui?Até quando o que se forma e o que se qualifica fora, terá mais importancia e maior visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho?


O que peço a vocês é que nos juntemos, promovendo eventos, debates, entre outros, para que consigamos algo para nossa região que nos favoreça.
Sabemos que a situação só muda, quando damos o primeiro passo, quando a mudança parte de nós!!!

PS: Peço para que encaminhem este e-mail aos seus contatos, para que consigamos mais pessoas a participar desde movimento.



Danielly Cordeiro de Oliveira - Psicóloga Clínica e Organizacional
Contatos: (24) 9904-1418 / 8100-8890

Um comentário:

  1. nossa classe é muito desunida e isso todos já sabeem.O CRP é inútil todos concordam.MAS SÓ SABER E CONCORDAR NÃO É O SUFICIENTE.Penso mesmo que é preciso mudanças mais significativas do que essas apontadas no texto.E enquanto mantermos nessa apatia diante de nossas dificuldades e a inoperância dos conselhos,seremos esmagados pelos patrões, pelas governantes.Eu proponho que exista um canal de comunicação comum a todos os profissionais para debatermos nossas angústias.

    ResponderExcluir