sábado, 23 de julho de 2011

OS ERROS MAIS RIDÍCULOS DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


Ok, talvez a sua última entrevista de emprego não tenha sido perfeita. Você pode ter hesitado durante muito tempo quando perguntado sobre sua maior fraqueza ou esquecido de mencionar uma realização relevante para a vaga. Bem, anime-se. De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Robert Half International, você poderia ter feito pior. Convidados a contar os mais inesquecíveis erros em entrevistas de trabalho que já presenciaram, os executivos de recursos humanos vieram com algumas "pérolas", como mostra matéria publicada na Fortune. Confira:

- "O candidato pisava no meu tapete, visivelmente admirado, e me disse que eu deveria ser altamente considerado pela empresa, porque, afinal, me foi dado um carpete tão fofo e macio."

- "Um candidato pegou uma escova de dentro da minha bolsa, escovou seus cabelos e saiu."

- "A candidata disse que, se eu não a contratasse, sua avó colocaria uma maldição em mim."

- "Um candidato desafiou o entrevistador a uma queda-de-braço."

- "Depois de uma pergunta difícil, o candidato perguntou se ele poderia sair da sala por um momento para meditar."

- "Um candidato enviou a sua irmã para a entrevista, em seu lugar."

- "Um candidato respondeu a todas as perguntas da entrevista cantando."

- "Um candidato algemou-se à mesa durante a entrevista."

- "Eu entrevistei alguém que batia os dentes, como uma britadeira, durante toda a conversa."

É claro que franqueza é sempre melhor, mas nem sempre é recomendável fornecer todas as informações, como fica provado com essas entrevistas:

- "Um candidato a uma vaga de atendimento ao cliente, quando perguntado o que ele poderia não gostar neste trabalho, ele respondeu: "Lidar com as pessoas."

- "Um indivíduo disse que nós tínhamos ótimos benefícios, o que seria bom porque ele teria que faltar um monte de vezes no próximo ano."

- "Um candidato deu-me uma lista de todas as razões pelas quais ele não deveria ser contratado."

- "O candidato disse que ele realmente preferiria uma oferta de emprego do nosso principal concorrente".

- "Depois de ser elogiado pela escolha da universidade e pelas altas notas que recebeu, o candidato respondeu: "Agradeço por sua atenção, mas, na verdade, eu não estudei lá."

- "Quando perguntado pelo gerente de contratação por que ele estava deixando seu trabalho atual, o candidato disse: "Meu chefe é um idiota. Todos os gestores são idiotas."

Essa última declaração levanta um ponto importante, diz Brett Bom, consultor sênior da Robert Half que frequentemente treina candidatos para brilharem nas entrevistas:

"Mesmo uma piada levemente sarcástica sobre um empregador atual ou anterior pode fazer acender o sinal vermelho. Quando estiver em dúvida, opte por ficar calado."

E, claro, deixe suas algemas em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário