sexta-feira, 1 de julho de 2011

ACIDENTES DE TRÂNSITO - A REALIDADE ALÉM DAS ESTATÍSTICAS (A CONFIRMAÇÃO DESTA TRISTE REALIDADE)

Boa tarde a todos. 

O Ministério das Cidades acabou de divulgar, via twitter, a informação de que a cada 100.000 (cem mil) brasileiros 76,%5 foram internados em 2010 em decorrência dos chamados acidentes de trânsito. Veja pelo link: http://www.tweetdeck.com/twitter/MinCidades/~aW0tX

Esta informação vem de encontro ao que sempre disse, inclusive sendo motivo de outro artigo postado aqui, com o tema "A triste realidade do trânsito em nosso país", em relação ao número real de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Sempre contestei os dados estatísicos que dizem morrer por ano em nosso país 35.000 pessoas, pois em meu modesto entendimento, esse número é só de vítimas diretas dos  acidentes de trânsito e não leva em consideração o que chamo de vítimas indiretas dos acidentes, que são justamente esses 76,5% dos brasileiros(as) que por motivos diversos buscam os hospitais, necessitam de internações de urgência e não conseguem devido aos leitos estarem ocupados, e como vimos na grande maioria das vezes por feridos em acidentes de trânsito, e em muitos casos vão a óbito por falta desta internação. Cabe aqui um adendo para lembrar que acidente no trânsito não é acidente, pois de acordo com diversos dicionários de língua portuguesa acidente é algo inesperado, imprevisível e os tais acidentes de trânsito são todos previsíveis e evitáveis.
Fica então a verdade incontestável dos fatos, se você amigo ou amiga necessitar de uma internação de urgência, por motivos diversos que não o acidente de trânsito, infelizmente o próprio governo federal lhe informa que terá menos de 25% de chances de conseguir um leito, ou seja terá mais de 75% de chances de ir a óbito devido a falta de atendimento. Fica a pergunta: até quando a violência no trânsito, e seu braço mais letal que é o acidente de trânsito será tratado como um assunto de menor importância não só por nossos governantes mas por grande parte da população, que se arrisca dirigindo em alta velocidade, após a ingestão de bebidas alcoólicas, dentre tantas outras condições que colocam em risco a sua vida e a de outros? 

Até quando acharemos que a violência no trânsito só atinge os outros, porque "eu sou bom de volante" dirijo a trinta anos, bebo um pouquinho e até dirijo melhor nessas condições, mesmo que indiretamente, já que caso eu passe mal em casa e vá para o hospital dificilmente terei um leito a minha disposição, será que estou fora desses 76,5%? 
Até quando nossas autoridades olharão de lado para a questão da segurança viária, para o trânsito como um todo, não entendendo que este problema é de saúde pública e não obra do acaso ou uma fatalidade, até esse número atingir 100%?

Estamos em plena Década Mundial em Defesa da Segurança Viária e precisamos do comprometimento de todos pela busca de um trânsito mais seguro, mais humano e mais digno. 

E você vai esperar virar mais um número de estatística para tomar suas atitudes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário