quinta-feira, 23 de junho de 2011

A MELHOR CAMPANHA SOBRE A MISTURA LETAL DE ÁLCOOL E DIREÇÃO


Boa noite a todos. Devido a grande repercussão desta postagem, e atendendo a pedidos, posto novamente este vídeo que mostra a cruel, violenta e muitas das vezes fatal mistura de bebidas alcoólicas e direção. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

No dia 19/06 a Lei 11.705/08, conhecida como Lei Seca, de autoria do Deputado Federal Hugo Leal completou três anos de existência, tendo neste tempo preservado, somente no RJ, cinco mil vidas. Esta foi com certeza, depois da promulgação do Código de Trânsito Brasileiro pela Lei 9.503/97, a lei mais importante relacionada à prevenção de acidentes no trânsito e a consequente preservação da vida, haja vista que em mais de 50% dos acidentes de trânsito o álcool se faz presente.

Mas além da aplicação da lei com mais rigor para se desfazer essa sensação de impunidade reinante em nosso país, se faz necessário um trabalho com mais ênfase na conscientização dos condutores em relação aos malefícios causados pela perigosa e letal mistura de álcool e direção, fazendo-se aqui uma ressalva para aqueles que são contra a Lei Seca, pois entendem que ela os proíbe de beber, fato que não é real, já que a referida Lei proíbe ao condutor de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas, valendo-se da batida, mas atualíssima máxima de que "se beber não dirija, se dirigir não beba", e não de qualquer pessoa de ingerir bebida alcoólica a seu bel prazer.

Em nosso país foi associada, erroneamente, a imagem da ingestão de bebida alcoólica ao divertimento e ao prazer, sendo inclusive as maiores e mais populares festas do país patrocinadas por grandes cervejarias, quantias volumosas de dinheiro são gastas em campanhas publicitárias onde sempre aparecem pessoas felizes, se divertindo em festas, em piscinas, nas praias, dentre outros, ingerindo sua lata de cerveja.

Mas e o efeito colateral deste consumo sem responsabilidade?

E a dependência causada pelo uso desta droga lícita que causa a degeneração intelectual, moral e física de seus dependentes, além claro do sofrimento de todos que o cercam?

Infelizmente isto não é mostrado, essa realidade latente desse consumo exagerado e irresponsável não passa em nenhuma propaganda em qualquer meio de comunicação.

Nossos governantes gastam quantias astronômicas em campanhas publicitárias popularescas e de cunho político-eleitoreiro, mas para este tipo de campanha que serve para salvar as vidas de seus eleitores, os valores aplicados são ínfimos.

Nesta postagem trago o vídeo que considero, em minha modesta opinião, ser da melhor campanha de prevenção e conscientização sobre os malefícios da mistura álcool e direção.

E deixo a seguinte pergunta para vocês, caros amigos e amigas, porque em nosso país não temos campanhas como esta, que mostrem a realidade deste problema no trânsito? A realidade desta mistura que em muitas das vezes é fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário