sábado, 7 de maio de 2011

3 DICAS PARA SE SAIR BEM EM DISCUSSÕES

Bom dia a todos.

Nesta postagem trago três dicas bem simples para tentar se resolver algumas situações de discussões, temos sempre que ter em mente que se estas não forem resolvidas completamente e em tempo podem se tornarem podem trazer problemas muito mais sérios.

Ninguém está imune às tensões do dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é inevitável ter algumas conversas incômodas com colegas, clientes ou familiares. Aqui estão três jeitos para se conseguir um resultado positivo, não importando quão difíceis as coisas estejam:

  1. Seja civilizado. Não torne a conversa em um combate, onde existe um vencedor e um perdedor. Todos saem perdendo quando a discussão fica ácida.
  2. Não ensaie. Quando você sabe que as coisas não vão ser fáceis, é tentador praticar o que você irá dizer. Mas é uma conversa — não uma apresentação. Ao invés, saiba o seu lugar e esteja aberto o suficiente para ouvir e reagir.
  3. Evite assumir coisas. Você não tem acesso às intenções de ninguém exceto as suas próprias. Não assuma que você sabe o que a outra parte está pensando ou de onde ela vem. Ao invés, peça pela sua perspectiva.
O mais importante em qualquer relação que se tenha é sempre manter o respeito, acredito, particulamente, que em muitos casos para se evitar uma discussão o melhor que se tenha a fazer é se calar momentaneamente e voltar a conversar quando os ânimos voltarem a normalidade. Em diversas situações discussões que se iniciam por motivos banais e fúteis acabam se tornando problemas sérios e em alguns casos violentos.
    Fonte: www.saiadolugar.com.br

    2 comentários:

    1. Muito bom, Rafael, obrigado! e que a outra parte tem que ajudar, pois quando vc retornar á discussão, ambos ou todos os participantes terão que colaborar, não trazendo casos passado DE NOVO á baila e colaborando de modo CONSTRUTIVO!
      Abraço,
      Antonio Amato

      ResponderExcluir
    2. Com certeza caro Antonio. Percebo que muitos acham que discussão sempre é sinal de algo ruim, e nem sempre é assim, por mais ríspida que possa ser uma discussão temos que buscar algo construtivo nela, como bem foi salientado por você.

      ResponderExcluir