segunda-feira, 4 de abril de 2011

OPERAÇÃO LEI SECA PASSA A FISCALIZAR TAXISTAS NO RIO DE JANEIRO


Boa noite amigos que me dão a honra da presença neste nosso espaço dedicado ao trânsito e a cidadadia. Trago nesta postagem uma notícia que interessa meus amigos taxistas. 

Concebida inicialmente para flagrar motoristas que estivessem dirigindo após consumirem bebida alcoólica, a Operação Lei Seca está, desde a noite do dia primeiro (1º), fiscalizando também os taxistas da cidade. A ação, que é desenvolvida em parceria com a prefeitura do Rio, durante o primeiro dia, abordou 60 motoristas e lacrou dois táxis. O objetivo é dar ainda maior segurança ao carioca no trânsito da cidade. 

Segundo o governo do estado, a falta de credencial de taxista e a baixa qualidade de serviço necessária para o transporte dos passageiros (como poltronas quebradas e ambiente sujo) foram as razões para que os veículos fossem interditados. 

Durante as blitzen, enquanto fiscais da Secretaria Municipal de Transportes verificavam as condições dos veículos, agentes da Lei Seca averiguavam se os motoristas estavam dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. 

Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, o trabalho conjunto com a prefeitura do Rio vai continuar a abordar cerca de 200 veículos por noite, só que a partir de agora os taxistas também serão envolvidos na fiscalização. 

O subsecretário de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes, coronel Eduardo Frederico Cabral de Oliveira, explicou que a necessidade da parceria surgiu de uma demanda da população: "Ouvimos relatos de pessoas que observaram taxistas trabalhando com um certo grau de alcoolemia. Aproveitando essa oportunidade de parar os taxistas, vimos que podíamos fazer, além do bafômetro, uma verificação do veículo como um todo. Caso não estejam cumprindo as regras do código municipal que rege os táxis da cidade, os motoristas têm o veículo lacrado e ficam proibidos de transportar passageiros, além de pagar uma multa equivalente a gravidade da irregularidade." 

As informações do governo do Rio indicam que, além dos taxistas, mais 1.156 motoristas foram parados pela Operação Lei Seca. Dos veículos abordados, 353 foram multados e 75 rebocados. Foram feitos 997 testes de etilômetro e 159 condutores se recusaram a participar. Quatro motoristas foram pegos com nível muito alto de álcool no sangue. Durante a operação, 148 carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas.

Fonte: Agência Brasil - por Clipping do Pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário