sábado, 16 de abril de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DEBATE PESQUISA DO IPEA SOBRE MOBILIDADE URBANA

O Dep. Federal Hugo Leal, presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, requereu através de termos regimentar da mesma a presença de diversas autoridades ligadas a Mobilidade Urbana e ao Transporte Público para debaterem a pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre Mobilidade Urbana 2011, por meio do SIPIS (Sistema de Indicadores de Percepção Social).

Logo abaixo apresentamos na íntegra a justificativa de tal requerimento, que nos apresenta um quadro atual sobre a realidade do trânsito e do transporte público em nosso país.

"Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com 2.770 pessoas em todos os Estados do País aponta que 24,1% disseram que nenhuma opção os faria utilizar o transporte coletivo, sendo que 70% estão insatisfeitos com o transporte público.

Segundo levantamento, 85 milhões de brasileiros usam ônibus, metrô e trens. Sendo que, são ônibus lotados e desconfortáveis, engarrafamentos, elevados preços das passagens. Com tantos problemas, não é difícil constatar que a qualidade do transporte público no Brasil ainda deixa muito a desejar. O estudo mostra que, dentre aqueles que admitem migrar para o transporte público, a condição mais citada para que isso ocorresse está relacionada com a rapidez - questão apontada em quase todas as regiões, com exceção da Região Nordeste, onde há preferência pela disponibilidade. Ser mais barato e confortável ocupam juntos a terceira opção, com cerca de 15% das avaliações.

Entre os meios de transporte, 44,3% da população usam o transporte público. A utilização do carro próprio aparece em segundo lugar, com 23,8%. A moto ocupa a terceira posição, com 12,6%. Mais pessoas andam a pé do que de bicicleta: 12,3% contra 7%.

O levantamento aponta que a frota de veículos cresce em ritmo forte. Em 2000, o Brasil contava com 29,723 milhões de veículos. Em 2010, chegou a 63,725 milhões. Portanto, em dez anos o País incorporou, na média, 3,4 milhões de veículos por ano. Contudo, o investimento em infraestrutura não acompanha essa expansão. Por consequência, 66,6% da população brasileira convivem com congestionamentos pelo menos uma vez por mês. Deste total, 20,5% enfrentam lentidão mais de uma vez por dia.

Por isso, solicitamos, aos nossos pares, apoio para a presente proposição que entendemos importante e indispensável para caracterizar o empenho do Legislativo brasileiro na busca de soluções para um melhor transporte público e mobilidade urbana."

Fonte: Agência Câmara de Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário