sexta-feira, 25 de março de 2011

UMA DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES ADVERSAS PARA DIRIGIR: EXCESSO DE VEÍCULOS NAS VIAS


FROTA DE VEÍCULOS NAS CIDADES DO VALE DO PARAÍBA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CHEGA A 227 MIL.

As cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Porto Real, Quatis, Piraí e Pinheiral, que juntas somam cerca de 630 mil habitantes, tiveram significativo aumento do número de veículos emplacados. De acordo com levantamento feito no Detran (Departamento de Trânsito), nos últimos 10 anos, a frota da região aumentou cerca de 74,05%, somando, atualmente, 227 mil veículos. As estatísticas do órgão mostram que, cerca de 20. 551 veículos chegaram às ruas de Barra Mansa, totalizando, até fevereiro deste ano, 52. 737, crescimento de 63,85% em relação a 2001. Os engarrafamentos são, historicamente, um dos problemas mais graves enfrentados pela cidade. O expressivo aumento do número de carros circulando pelos 547,441 km² de área do município resulta em trânsito complicado e, até mesmo, em pontos intransitáveis em diversas vias importantes, como a Avenida Domingos Mariano e a Joaquim Leite, no centro, e a Rua Abdo Felipe e Praça das Nações Unidas, no Ano Bom. O Pátio de Manobras, velho conhecido dos barramansenses, e o início do ano letivo complicam ainda mais a vida dos motoristas que precisam trafegar pela cidade.

Centro de Barra Mansa recebe 90% da frota
O Gestor de Segurança Pública de Barra Mansa, Jefferson Mamede, explica que a cidade passa por um momento de estudo e pesquisas para adequar o trânsito a esse crescimento. “Todos os municípios estão criando políticas públicas de adequação do trânsito. Em Barra Mansa, estamos mapeando os diversos pontos da cidade e registrando o fluxo de veículos. Já sabemos, por exemplo, que o centro recebe 90% da frota da cidade, por isso os engarrafamentos”, revela. Mamede ressalta, ainda, que com a remoção do Pátio de Manobras os engarrafamentos na cidade estão com os dias contados. “Dentro do projeto de alteração do Pátio de Manobras, há também a preocupação em “desafogar” o trânsito nas principais ruas e avenidas da cidade. Além disso, aumentamos o número de guardas orientando o fluxo, principalmente a partir de 17h00min, horário de maior pico. Pedimos paciência aos motoristas, pois acreditamos que a situação do trânsito, mesmo com o aumento da frota, vai melhorar”, promete.

VR: Contorno pode reduzir fluxo na região central
Já em Volta Redonda, que possui a maior frota da região (105. 832 veículos, variação de 68,26% em relação a 2001), os principais pontos de retenção são a Avenida dos Trabalhadores, na Vila Santa Cecília, Avenida Amaral Peixoto e Sávio Gama, no Centro, e Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado. A Cidade do Aço ainda enfrenta outro problema: os mais de nove mil veículos pesados que cruzam a região central da cidade diariamente, com destino à Rodovia Presidente Dutra. Com isso, a frota da cidade pode chegar a quase 115 mil. A conclusão da Avenida do Contorno, segundo especialistas, poderá diminuir cerca de 80% do tráfego na cidade.
No estado, a frota de automóveis, que conta com aproximadamente 4,2 milhões de veículos, cresce, em média, 7% ao ano. A previsão, no entanto, é dobrar este número. Em 2003, o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) já registrava um engarrafamento de 55 mil carros por dia nas estradas fluminenses e a projeção para dez anos depois, portanto em 2013, será de 133 mil quilômetros por dia.

Emissão de gases tóxicos

Ambientalista alerta para uso de veículos menos poluentes
O aumento da frota de veículos, registrado em todo o país, é resultado do bom momento econômico, com os expressivos resultados de vendas apresentados mês a mês pela indústria automobilística e do aumento do crédito para o consumidor. Todavia, além dos engarrafamentos e a deterioração do trânsito, o “boom” na venda de carros provoca danos ambientais incauculáveis. É o que alerta Eduardo Werneck, ambientalista e secretário executivo da ACIAP–BM. Segundo ele, o Sul Fluminense não investe em soluções limpas para o trânsito. “Todo aumento de frota causa impacto ambiental, por isso temos que buscar novas tecnologias para minimizar o problema. Volta Redonda foi classificada em 2008 como a segunda cidade com a maior vocação poluidora do Estado, ficando atrás somente do Rio. As cidades precisam investir nos reflorestamentos em topos de morros e garantir transporte de massa de qualidade aos seus habitantes. Mas, infelizmente, a realidade é bem diferente e nada é feito”, lamenta. Werneck explica que o governo lançou há alguns anos o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar Por Veículos Automotores), que pretendia diminuir a emissão de poluentes dos veículos nacionais gradativamente. Entretanto, o programa fracassou e os carros ainda continuam emitindo monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio em grande quantidade. “A renovação da frota deveria ser prioridade. Veículos movidos a gás e biodiesel são as melhores opções. É preciso vontade política e mobilização de toda a sociedade para realizar essas mudanças e atender os acordos internacionais de preservação ambiental”.

Vendas de carros seguem em alta
Mesmo com as restrições de crédito adotadas pelo governo no fim do ano, a produção e venda de veículos apresentaram resultado positivo em janeiro deste ano quando a base de comparação é o mesmo período de 2009. De acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o licenciamento de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus aumentou em janeiro 14,8%. Foram emplacadas no mês de janeiro, 244,9 mil unidades contra 213,3 mil de 2010.

IPVA: recursos devem ser aplicados no trânsito?
É comum ouvir motoristas inconformados com a situação do trânsito reclamando que pagam o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), mas as estradas e ruas continuam esburacadas, sem sinalização, terceira faixa, entre outros. Entretanto, segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, o IPVA nada tem a ver com a obrigatoriedade de ser aplicado na conservação e/ou investimentos em vias terrestres. A característica do imposto é gerar receita para o Estado e ser utilizado em despesas como saúde, educação e segurança. Segundo a Subsecretaria de Arrecadação, o tributo é estadual, mas 50 % do que é arrecadado é repassado para o município onde o veículo foi emplacado. As cidades recebem esses valores diretamente do Banco Itaú, nas suas contas específicas. Em 2010, Barra Mansa arrecadou, ao todo, R$ 9,8 milhões, sendo que o valor do repasse ao município foi de R$ 4,9 milhões. Em Volta Redonda, os motoristas pagaram R$ 24,4 milhões. A quantia que permaneceu na cidade foi de R$ 12,2 milhões.

Aumento da frota nos últimos 10 anos

Barra Mansa
2001 - 32.186
2011 - 52. 737
Aumento de 20. 551 carros (63,85%)  
177 mil habitantes


Volta Redonda
2001 - 62.897                                                  
2011 - 105.832
Aumento de 42. 935 (68,26%)                
257 996 habitantes                     

Porto Real
2001 - 1.702
2011 - 6.497
Aumento de 4. 795 (281,7%)
16 574 habitantes

Quatis
2001 - 2.439
2011 - 3.127
Aumento de 688 (28,2%)
12 831 habitantes

Pinheiral
2001 - 1.850
2011 - 4.176
Aumento de 2. 326 (125,7%)
22 724 habitantes

Piraí
2001 - 4.970
2011 - 7.038
Aumento de 2. 068 (41,6%)
26 309 habitantes

Resende
2001 - 24.485
2011 - 47.787
Aumento de 23. 302 (95,2%)
119 801 habitantes

Fonte:Jornal Folha do Interior - Edição de 02/03/11

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