quinta-feira, 31 de março de 2011

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO TRÂNSITO SEGURO

Dia 06/04/11 será um dia muito importante na luta por um trânsito mais seguro em nosso país, pois nesse dia será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Neste ano foi lançada pela ONU a Década de Ação de Segurança Viária, atualmente a violência no trânsito e seu braço mais letal que são os acidentes de trânsito, matam mais gente por ano do que todas as guerras travadas no planeta, sendo esta violência considerada pela ONU e a OMS como uma pandemia.

Em nosso país não é diferente, em diversas cidades o números de vítimas de acidentes de trânsito supera o número de vítimas de ataque por arma de fogo, enquanto nos preocupamos apenas com a violência urbana causada por assaltos, furtos, latrocínios e diversos outros delitos penais, não nos damos conta que estamos sendo vítimas da violência no trânsito. O maior problema enfrentado atualmente e que causa esses elevados números é a falta do ensino de educação para o trânsito pelos governos em todas suas esferas e seu pior efeito colateral que vem a ser a falta do entendimento por grande parte da população do que seja o trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo I, inciso I considera-se trânsito “a utilização das vias terrestre por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada e estacionamento e operação de carga e descarga", partindo dessa definição podemos chegar ao entendimento que estamos em trânsito o tempo todo, seja como condutor de qualquer tipo de veículo, sendo automotor ou elétrico, de propulsão humana ou animal, seja como passageiro destes e, principalmente, seja como pedestres. Se estamos andando, transitando, estamos em trânsito, fazemos parte do trânsito. E é nesse momento que enfrentamos o maior problema supracitado, pois a maioria da população entende que só estão em trânsito quando na direção de um veículo, e não leva em consideração o risco frequente que se colocam quando não tem um comportamento preventivo, mesmo quando pedestre.

Outro fator importante que tem que ser levado em consideração por todos nós que estamos em trânsito é que a violência no trânsito não escolhe dia, hora, local, sexo, raça, credo, idade para atingir qualquer pessoa, acontece e pronto. Acidente de trânsito não é fatalidade, é uma falha humana que poderia ter sido prevenida e evitada por um envolvido, pelo outro, pelos dois ou até mesmo por uma terceira pessoa, tomamos como exemplo um pedestre atravessando uma via fora da faixa ou mesmo pela faixa de pedestre, onde exista uma sinalização semafórica que apresenta luz verde, indicando a preferência de passagem dos veículos, ao fazer essa travessia sem prestar atenção, ou  entendendo que o veículo é "obrigado a parar para ele atravessar a via" ele obrigará os mesmos a darem uma freada brusca e muito provavelmente ocorrerá uma colisão traseira, e nesse caso o acidente foi causado exatamente como dito acima, por uma terceira pessoa que não teve um comportamento preventivo voltado para a segurança do trânsito, sua e dos demais.

Não adianta colocarmos a culpa pela violência no trânsito somente nas autoridades, claro que eles possuem uma grande parcela de culpa a partir do momento em que as leis de trânsito não são aplicadas como se deveria, não existindo uma fiscalização eficiente e o consequente não cumprimento das mesmas por parte da população, em muitos casos justamente pela cultura da impunidade que existe em nosso país, mas temos que entender que trânsito é atitude, uma atitude individual que se juntando numa coletividade faz a diferença, é chegada à hora de cobrarmos das autoridades medidas mais sérias e prevencionistas em relação à segurança no trânsito, mas principalmente de tomarmos nossas atitudes proativas em nome da nossa segurança no trânsito.

Faça a sua parte, tome sua atitude, cobre das autoridades de seu município, não seja você mais um frio número na real e assustadora estatística de acidentes de trânsito em nosso país.


DIA 06/11 EU ESTAREI LÁ. VAMOS TODOS JUNTOS EM BUSCA DE UM TRÂNSITO MAIS SEGURO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário