sábado, 19 de fevereiro de 2011

MAIS UM ACIDENTE DE TRÂNSITO CAUSADO PELA INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA

Boa tarde amigos!

Trago nesta postagem o link de uma reportagem que mostra um acidente ocorrido na madrugada de hoje (19/02) em Maceió. Um motorista embriagado atropelou 18 pessoas, o pior é que o mesmo é Supervisor do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e com certeza está mais do que ciente do risco que é a mistura de álcool e direção. Infelizmente este será mais um caso em que apesar de atentar contra a vítima de várias pessoas, colocando-as em perigo de morte, o condutor provavelmente pagará, se não já o fez, uma fiança, e responderá o processo em liberdade.

 Enquanto as autoridades brasileiras tratarem a questão da violência no trânsito como um fato isolado, renegando-a a segundo plano e colocando sua gestão na mão de "apadrinhados políticos", casos como este continuarão a ocorrer. Mas o maior culpado disto somos nós POVO BRASILEIRO que apesar de termos ciência do perigo mortal que é a mistura de álcool e direção, continuamos a fazer, achando que o acidente de trânsito SÓ ACONTECE COM OS OUTROS. Temos também que fazer nossa parte e muito além de consumirmos bebida alcoólica com responsabilidade, e não dirigir após este ato, cobrarmos das autoridades medidas realmente sérias e profundas que mudem este quadro assustador que hoje existe da violência no trânsito.

E NÃO SE ESQUEÇA, A PRÓXIMA VÍTIMA PODE SER VOCÊ. 

ESTANDO NO TRÂNSITO, SEJA COMO CONDUTOR, PASSAGEIRO E ATÉ MESMO COMO PEDESTRE SE COMPORTE COM RESPONSABILIDADE E DE FORMA PREVENTIVA.

Leia a reportagem na íntegra no link: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/motorista-atropela-18-pessoas-em-bloco-de-carnaval-em-maceio.html


Recentemente escrevi um texto no qual trazia alguns números relativos às vítimas fatais de acidentes de trânsito em nosso país. Alguns especialistas responderam dizendo que estes números não eram confiáveis, que não tinham fontes, dentre outras coisa.
Mas acredito, em minha modesta opinião, que basta olharmos reportagens como esta que trago no link, apesar deste acidente em si não ter ocasionado o óbito de nenhuma vítima, ainda, olharmos reportagens, noticiários, enfim os meios de comunicação não só de nossa cidade ou estado, mas de todo este país para chegarmos à conclusão que o número de 150.000 vítimas fatais que relatei pode não ser exatamente o número real, mas chega muito perto.
Temos que analisar o problema da violência do trânsito de forma técnica, sim, para buscarmos soluções técnicas para diminuir os índices alarmantes de violência no trânsito, mas temos que olhar o trânsito principalmente com os olhos de seres humanos dotados de amor ao próximo, de compaixão pelos que sofrem com a perda de um ente querido ou com o transtorno que a incapacidade permanente ou até mesmo temporária de uma vítima de tal violência proporciona a toda sua família. Temos que pensar que atrás daquele frio número estatístico existe uma vida, uma família, um ser humano que assim como você, eu enfim todos nós temos direito a incolumidade da vida e ao trânsito seguro.

Infelizmente enquanto olharmos o acidente de trânsito como "fatalidade" e não encaramos como algo real e concreto que pode acontecer a todos, vide a reportagem citada no link, que mesmo os Técnicos e Especialistas não estão livres, teremos cada dia mais vítimas dessa violência.

Um comentário:

  1. Rafael você tem ótimos posts no blog. Quantas vidas poderiam ser poupadas e graves lesões evitadas através da educação e principalmente, do uso da prudência. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir