quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ACIDENTES DE TRÂNSITO. QUANDO O DESCASO MACHUCA MAIS QUE A VIOLÊNCIA

Boa tarde a todos.

Este texto está sendo escrito por um cidadão brasileiro que além de sentir o risco de morte todos os dias ao sair de casa e se deparar com tanta violência no trânsito, têm que conviver com situações como relato a abaixo.

Ontem estava navegando pelo twitter trocando informações e idéias quando me deparei com uma postagem do Ministério da Saúde (@minsaude) fazendo campanha em relação ao sexo seguro durante o carnaval e outros assuntos pertinentes a data. Aproveitando o ensejo em relação à prevenção, fiz um questionamento em relação à posição do ministério sobre acidentes de trânsito.
E hoje ao me deparar com a resposta obtida me senti humilhado, envergonhado e acima de tudo indignado com a postura de um órgão que tem como princípio fundamental zelar e acima de tudo nos ajudar a preservar nossa saúde, a resposta: "@rafaelizidorio Este assunto é de responsabilidade do departamento de trânsito".

Como assim? Sinceramente se estiver errado, por favor, me corrijam, mas qual o efeito mais maléfico dos acidentes de trânsito? Pelo que sei são vítimas fatais e feridos, milhares por ano, por sinal.

A OMS e a ONU consideram os acidentes de trânsito como problemas graves de saúde pública, além das próprias estatísticas dos diversos órgãos do governo federal, inclusive do ministério da saúde indicar que violência no trânsito mata mais que muitas doenças.
 O Código de Trânsito Brasileiro no Capítulo II - Do Sistema Nacional de Trânsito - Seção II - Artigo 10° que trata da composição do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em seu parágrafo XXI diz sobre a presença de um representante do Ministério da Saúde, e também o Artigo 77 traz “No âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito".
Quando falamos em primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito temos que entender que a prevenção, é uma forma de se oferecer suporte antes mesmo que o acidente ocorra.

E o ministério da saúde considera este assunto de responsabilidade do departamento de trânsito?

Em nosso país, a questão do trânsito sempre foi deixada em segundo plano, relegada a pessoas sem preparo técnico para a função, que na maioria das vezes vão parar nestas funções devido a acordos políticos, e com isso vemos aonde chegamos, altos índices de violência e mortes no trânsito. Enquanto as autoridades não levarem este problema realmente a sério, enquanto ocorrer descasos como este, todos nós cidadãos brasileiros sofreremos na pele esta violência que esta se tornando cada dia mais incontrolável. Lembrando que a violência no trânsito não escolhe dia, hora, pessoa, raça, credo, classe social, tipo de veículo, nada, ela pode acontecer com todos nós a qualquer hora em qualquer lugar.

Mas de quem é a culpa disso tudo? Das autoridades governamentais? Do estado? 

Sim, claro. 

Mas é principalmente nossa, que ficamos quietos diante de descasos como este e tantos outros que ocorrem em nosso dia a dia, nos calamos perante injustiças, aceitamos calados imposições contrárias a nossa saúde, bem estar e outros aspectos importantes em nossas vidas. Não temos conhecimento de nossos direitos e deveres no trânsito e devido a isso achamos normal dar "dez reais" para o "guarda" quando estamos em situação irregular com nosso veículo, documentação ou quando descumprimos as normas de circulação e conduta, sendo que em certas ocasiões estamos certos. E nos achamos "espertos" por tal ato. Mas quando vemos um político pegando "dez mil reais" de propina ficamos indignados, qual a diferença entre aquele que dá a propina ao guarda e aquele que dá ao político? Nenhuma, os dois estão praticando o mesmo ato, apenas os valores são diferentes.

Chega de tanta hipocrisia, de cobrarmos nossos direitos e esquecermos nossos deveres, chega de acharmos que acidentes de trânsito são "fatalidades", chega de aceitarmos tanto descaso com nossa vida, chega de ficarmos calados diante de tantas injustiças.

Convoco a todos vocês que vier a ler este texto a fazer sua parte, de lutar pelo seu direito, sem esquecer-se de cumprir seus deveres. Como cidadãos que cumprimos nosso dever de pagar nossos impostos, temos que exigir que estes sejam aplicados onde se deva.

Muitos irão questionar o seguinte "Mas eu sozinho não posso fazer nada?"

A estes trago a parábola do beija-flor.
“Estava tendo um grande incêndio na floresta e um beija-flor ia com seu minúsculo bico pegava um pouquinho de água e jogava no foco do incêndio, passou um elefante fugindo e perguntou: Você acha que sozinho com este pouquinho de água você vai apagar este grande incêndio? Acha que irá resolver este problema? E o beija-flor respondeu: Tenho certeza que sozinho não irei apagar este incêndio e resolver o problema, mas estou fazendo minha parte."

Então meus amigos, por mais que você ache que seu ato seja pequeno, saiba que o importante é que você está fazendo sua parte em busca de um país, quiçá um mundo melhor.

Vamos à luta! 








2 comentários:

  1. Uma resposta positiva sobre o assunto?
    1. O veículo ser retirado do dono, sem qualquer outra discussão.
    2. Pagamento total do sinistro. Nada de processos demorados. É pequena causa, não importa o montante do prejuízo. Se um automóvel de luxo bater em um pedestre, o efeito é o mesmo. Perde o veículo, vai a leilão em dois dias.
    3. Processo criminal. E deve ser preso. Afinal é um assassino e, quem atinge acima de cinquenta quilômetros por hora, em qualquer hora e lugar de uma cidade, está com uma arma poderosa na mão. Pressa para ir aonde? Ou está fugindo da polícia?
    4. Bebeu? Bem, não precisa justificar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bem que poderia ser assim mesmo. Mas,infelizmente, apesar de termos um CTB rigoroso em alguns pontos, noutros deixa-se muito a desejar, como por exemplo a questão que o sr° cita no item 3, ser preso.
    Mas acredito em meu país e principalmente nesse povo, que luta incansavelmente, dioturnamente, em busca de uma vida melhor, tenho certeza que este cenário que hoje existe, um dia irá mudar.
    Pequenas mudanças, pequenos gestos de cidadania, um pouco de cada um é o primeiro passo.

    Obrigado por compartilhar conosco sua opinião.

    Att.

    Rafael I. Ferreira

    ResponderExcluir