terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Currículo o inicío de tudo

Atendendo a pedidos de alguns amigos, um pouco atrasado é verdade, e devido a isso peço desculpas.
Abaixo segue algumas dicas de como se elaborar um currículo, em caso de maiores esclarecimentos mande-o pelo comentário ou para o e-mail rafael.izidorio@hotmail.com.

Currículo: o início de tudo

Para começar a falar em melhoria de desempenho nos processos seletivos, não poderíamos começar de outra forma a não ser pelo princípio de tudo: o currículo!

Ele é a peça-chave no modelo atual de oferta de empregos, hoje praticado pela maioria das empresas:
- verifica-se a necessidade de um profissional para alguma atividade da empresa;
- estabelece-se um perfil para essa vaga;
- busca-se um profissional que melhor se enquadre nesse perfil.

Essa é a regra do jogo. A empresa não está preocupada com quem está precisando de emprego, nem a quanto tempo a pessoa está desempregada e nem com qualquer outra questão que não seja essa: encontrar o profissional que se encaixe no perfil da vaga.
Aí entra em cena o currículo, que é o meio pelo qual o candidato se apresenta para concorrer a uma vaga, ou seja, o currículo é o cartão de visita do candidato.

Por isso ele precisa ser direto, objetivo, simples e deve traduzir quem realmente aquele candidato é. Ele não deve dar informações demais nem de menos. Imagine que uma empresa esteja buscando um candidato a engenheiro: que diferença faz para a empresa o número da carteira de identidade desse profissional ou onde ele cursou o ensino fundamental (o antigo primeiro grau)? São duas informações totalmente desnecessárias para o recrutador e que só atrapalham no currículo.

Não existe um modelo ideal de currículo que possa atender a todos os processos seletivos que você vá participar, mas existem algumas coisas que não podem deixar de estar presentes.

Vamos conhecê-las?
• Nome do Candidato (em destaque)

• Dados para Contato: endereço completo (incluindo bairro e CEP), telefones de contato (celular, fixo ou de recados, nessa ordem), email completo.
Cuidado com emails do tipo gatinhamanhosa367x@…, que passam um idéia negativa sobre o candidato… Abra uma conta de email com o seu nome.

• Dados Pessoais: idade (não adianta tentar esconder…não coloque a data de nascimento, coloque a idade!), estado civil, número de filhos.

• Objetivo Profissional
Esse item é fundamental: o recrutador tem centenas de currículos na mão e ele precisa saber para qual vaga você está se candidatando. De preferência, faça um currículo para cada vaga. Exemplo: Objetivo profissional: Assistente Administrativo – Empresa x. Caso não saiba a empresa, coloque a área: Área Comercial. Cuidado para não colocar muitas áreas ou áreas que não tem relação entre si: Objetivo Profisisonal: Áreas de Vendas, RH, Financeira, Produção e Saúde. Nesse último caso, nem precisa escrever, o candidato está dizendo: estou desesperado e aceito qualquer coisa…

• Resumo das Qualificações: um breve resumo de quem você é profissionalmente, em duas ou três linhas. Muitas vezes o recrutador só tem tempo para ler isso. Se ele não acha, passa para outro currículo onde ele encontre as características solicitadas pelo perfil.
Exemplo: 12 anos de experiência na área administrativa, atuando principalmente na industria farmacêutiva, formação em Administração. Conhecimentos de informática (Word, Excel e Power Point), inglês básico .
Pronto. Em duas linhas dá para saber se é o candidato que eu estou procurando. Se for, aí eu leio o restante do currículo para me aprofundar nas caracteristicas.

• descrição de experiência profissional
Somente os três últimos empregos, começando pelo último e prosseguindo para os mais antigo. Se forem mais de três e valer a pena (empresas interessantes),  coloque a experiência das três últimas, da mais recente para a mais antiga e uma lista da empresas  e cargos da quarta em diante. Experiências antigas muitas vezes não são sequer consideradas.
Aqui você deve colocar o nome da empresa, depois o período em que trabalhou (total e meses de entrada e saída) e logo abaixo a função ou funções.
Exemplo:
Petroleo Brasileiro S/A – 16 meses – junho/2008 a dezembro/2009
Técnico de Operações
Funções exercidas: Operação de unidades de bombeamento de combustíveis; acompanhamento de processos de produção; elaboração de relatórios e planilhas de resultados
.

• Formação Acadêmica: Dados sobre a escolaridade superior, cursos de especialização, pós-graduação, especiais, técnicos etc. (aqui a escolha das informações a serem incluídas varia de acordo com o candidato). Para candidatos de nível médio (antigo segundo grau), os cursos de atualização são mais importantes do que onde você cursou o ensino médio. Cursos muito curtos, palestras, etc, são dispensáveis.

• Informações complementares: Conhecimentos de línguas, de computadores, viagens, características especiais etc.

Algumas informações que não devem ser colocadas: características pessoais (criativo(a), ágil, etc. Alguém colocaria alguma característica negativa no currículo? Então também não dá para confiar nas características positivas, não é mesmo?), números de documentos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário